Toyota é eleita a marca mais verde do mundo pelo segundo ano consecutivo


Atualmente, a Toyota comercializa, entre outros modelos, o Prius, primeiro veículo híbrido produzido em massa que é referência absoluta em consumo consciente no setor automotivo no mundo. l Foto: Divulgação/Toyota

A Toyota é a marca mais verde do mundo pelo segundo ano consecutivo, de acordo com o último relatório Best Global Green Brands (Melhor Marca Verde do Mundo), divulgado pela Interbrand – maior consultoria em gestão de marca do mundo. A Toyota conquistou o primeiro lugar em um ranking de 50 empresas que demonstram consciência ambiental em suas atividades.
O prêmio Best Global Brands divulga todos os anos as 100 melhores empresas do mundo e é um dos relatórios mais influentes em avaliação de marca. Usando esse ranking como ponto de partida, a Interbrand selecionou as 50 empresas que mais se preocupam com desenvolvimento sustentável. (veja a lista completa)
Os critérios de avaliação para o Best Global Green Brands levam em conta a mensagem que cada marca tenta passar ao público, aliada com a percepção dos consumidores e com a performance ambiental demonstrada a partir de informações e dados disponíveis para o mercado. Por último, um centro de pesquisas formado pelas consultorias Interbrand e Deloitte converte essas informações em um sistema de pontos, utilizando 82 métricas diferentes como base.
De acordo com o relatório da Interbrand, a chave para a boa performance ambiental da Toyota está diretamente ligada à tecnologia híbrida desenvolvida pela marca. Atualmente, a Toyota comercializa, entre outros modelos, o Prius, primeiro veículo híbrido produzido em massa que é referência absoluta em consumo consciente no setor automotivo no mundo. O modelo já vendeu desde 1997, quando foi lançado, mais de 2,5 milhões de unidades em mercados como Estados Unidos, Japão e Europa. No Brasil, o modelo chega no segundo semestre. Se levada em consideração toda a gama de híbridos da marca, mais de 4 milhões de unidades já foram comercializadas.
Fábrica sustentável
No Brasil, a Toyota se posiciona na vanguarda do respeito ao meio ambiente com a construção de sua nova fábrica em Sorocaba (SP). A nova unidade será a primeira da montadora na América do Sul projetada sob o conceito Ecofactory, o mesmo utilizado na matriz da empresa, no Japão, que estabelece critérios de alto padrão de eficiência ambiental. A metodologia Ecofactory consiste em reduzir a emissão de resíduos, compostos orgânicos voláteis (VOCs) e CO2, (dióxido de carbono, o principal responsável pelo efeito estufa), além de reutilização das águas pluviais, otimização de recursos e preservação da área.
Tomando como base os processos de reutilização e reciclagem de água implantados na fábrica da Toyota em Indaiatuba (SP), cuja operação começou em 1998, por exemplo, a nova planta de Sorocaba deixará de consumir 95,2 milhões de litros de água por ano. Essa quantidade é suficiente para abastecer a população de uma cidade do porte de Florianópolis, capital de Santa Catarina, por dois dias.
Além da eficiência na fábrica, a Toyota implantou o Projeto Morizukuri, que formará um cinturão verde ao redor da nova fábrica, composto por árvores nativas, simulando a floresta original da região. A primeira fase da iniciativa, o Morizukuri 2011, aconteceu em 16 de outubro do ano passado, quando foram plantadas 80 mil árvores no terreno, formando a primeira parte do cinturão verde.
Morizukuri é uma palavra japonesa que significa “fazer floresta”. A Toyota já implementou esse projeto em suas fábricas no Japão, Índia e Tailândia, sempre utilizando a exclusiva metodologia Miyawaki, técnica desenvolvida pelo Dr. Akira Miyawaki, professor emérito da Universidade Nacional de Yokohama e diretor do Centro Japonês para Estudos Internacionais de Ecologia. O grande diferencial da metodologia Miyawaki é a rapidez com que as árvores crescem. Uma floresta leva, em média, de 100 a 200 anos para se formar naturalmente. Com essa técnica, porém, o desenvolvimento leva entre 10 e 20 anos.
Fonte: CicloVivo

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top