Brasil é o quarto país que mais usa água na produção de bens, diz estudo


Agricultura seria responsável por 92% da "pegada
hídrica" da Terra (Foto: Reprodução/TV Morena)

País cai para a 21ª posição com relação ao consumo interno por pessoa,
Agricultura seria responsável por 92% do gasto de água doce da Terra.
O Brasil é o quarto país que mais usa água na produção de bens agrícolas e industriais, segundo estudo publicado nesta segunda-feira (13) na revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (PNAS). O país aparece atrás de China, Índia e EUA, que respondem por 38% do gasto mundial de água na produção de bens.

“O estudo mostra que diversos países dependem seriamente de recursos hídricos estrangeiros e que muitos têm impactos significativos no consumo de água e na poluição em outros lugares”, afirma a pesquisa.

Seguindo este raciocínio, o Brasil seria o quarto país que mais “exporta” água na forma de produtos. Novamente, ele aparece atrás de Estados Unidos, China e Índia. Juntos, os quatro países seriam responsáveis por mais da metade da exportação virtual de água do mundo.
Consumo de água por pessoa
Avaliando o consumo de água por pessoa, o Brasil cairia para a 21ª posição. Enquanto o gasto médio mundial per capita é de cerca de 3,8 mil litros por dia, o do brasileiro estaria em torno de 5,5 mil litros. Já o dos americanos seria de aproximadamente 7,8 mil litros. O cálculo leva em conta o gasto de água na produção do que consumimos.
O consumo de carne é o principal responsável pelo gasto de água por pessoa no país, seguido dos cereais e leite. Já na média mundial, os cereais aparecem na primeira posição (27% do gasto médio por pessoa), seguido por carne (22%). De acordo com a pesquisa, a agricultura seria responsável por 92% da pegada hídrica mundial.
Poluição
Os pesquisadores dividiram o uso de água em três categorias: verde, que representa a água da chuva; azul, relacionada à água do solo e água de superfície, como rios e córregos; e cinza, referente a volumes de água poluída. Segundo os cálculos do estudo, o gasto global de água por ano entre 1996 e 2005 foi de 9 trilhões de m³, sendo 74% verde, 11% azul e 15% cinza. A China seria responsável por 26% do gasto cinza mundial. Fonte: G1

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top