Cinearte Sarau - Projeto leva cinema de graça para a Trilha dos Inconfidentes


Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil
Um cinema itinerante à moda antiga, com banquinhos na praça onde a população das pequenas cidades se reúne para apreciar um bom filme em um telão ao ar livre. Essa é a proposta do Cinearte Sarau, que faz turnê por 13 municípios da Trilha dos Inconfidentes, em Minas Gerais.
Criado em 2006 por uma empresa de produção cultural mineira, o Cinearte Sarau já percorreu 500 municípios, de 20 estados brasileiros, com patrocínio da Petrobras. O público total passa de 500 mil pessoas. De acordo com o coordenador do projeto, Mauro Maya, a equipe prioriza cidades onde não há equipamentos culturais, como cinemas, teatros e centros culturais.
“Já é o terceiro ano seguido que fazemos a Trilha dos Inconfidentes. A gente percebe que as pessoas ficam esperando pelo projeto, que se tornou um festival de cinema itinerante. A cada ano o público aumenta, estamos recebendo mais de mil pessoas por dia”.

A programação é gratuita e tem, nesta turnê, o filme O Palhaço (2011), de Selton Mello, e as animações Rio(2011), de Carlos Saldanha, e O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes (2009), de Walbercy e Rafael Ribas. Com exceção de Rio, que apesar da direção brasileira é uma produção norte-americana, os outros dois longas são nacionais. Maya diz que, antes das sessões, o espaço é ocupado por grupos musicais, teatrais e circenses da região que recebe o projeto.
“Além de levar programas culturais para essas cidades que não têm equipamentos, o mais importante é perceber o olhar da plateia e a mudança de pensamento sobre a cultura brasileira. Nós entrevistamos uma criança de 5 anos e, três anos depois, conversamos com a mesma criança. Ela já está engajada em um grupo cultural e entende a importância da cultura local. Aquela criança, acostumada a ver baile funk na televisão, percebe que, para ela, enquanto membro da comunidade, é melhor pertencer à Folia de Reis, que ela assistiu ao vivo, do que a outras manifestações que chegam pela televisão”, disse Maya.
Em 2012, o Cinearte Sarau já passou por 20 municípios da região do Cariri, entre Pernambuco e Ceará, além de oito municípios do Rio de Janeiro. Ainda este ano, o projeto chega a seis cidades do Mato Grosso do Sul. A turnê Trilha dos Inconfidentes termina no dia 31 de julho. A programação pode ser consultada no site www.cineartesarau.com.br.
No ano que vem, o projeto chega à Região Norte, onde vai percorrer, de barco, cidades ribeirinhas do Amazonas, além de 30 cidades do Sertão do Cariri e 15 do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Uma novidade para 2013 será o acompanhamento do projeto por professores da Universidade Federal de Viçosa para estudar o impacto social do Cinearte Sarau nas comunidades visitadas.

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top