McDonald’s University de São Paulo recebe certificação LEED


A certificação é um reconhecimento de uma reforma que
 incluiu critérios sustentáveis no projeto arquitetônico
 e na construção. Foto: Divulgação

A McDonald’s University, universidade corporativa da rede na América Latina, recebeu a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) como reconhecimento de seu projeto sustentável.
Também conhecida como “Universidade do Hambúrguer”, ela está localizada em Alphaville, Barueri (SP), ao lado da sede da empresa no Brasil. Há seis unidades no mundo, além da matriz nos EUA, no Brasil, Alemanha, Japão, Inglaterra, China e Austrália. A unidade brasileira é administrada pela Arcos Dorados.
A certificação é um reconhecimento de uma reforma que incluiu critérios sustentáveis no projeto arquitetônico e na construção. O título foi concedido pelo U.S. Green Building Council. Um dos mais importantes certificados para atestar a qualidade ambiental de prédios residenciais e comerciais.
Na edificação sustentável foram alterados, principalmente, os sistemas de iluminação, hidráulica e de ar condicionado. O prédio teve 40 pontos, ou exigências, aceitos o que o coloca no nível “Certified” ou “Verde”.
“Sustentabilidade é uma questão que deve ser discutida em todas as empresas independentemente da sua área de atuação. Nós já temos algumas iniciativas, incluímos o assunto na área de educação e pretendemos expandir essas práticas dentro da empresa”, diz Dorival Oliveira, vice-presidente de Desenvolvimento da Arcos Dourados.
Para maior economia de luz, foram instalados sensores e refletores que aproveitam a iluminação natural do ambiente, sensores de presença, que economizam energia e aumentam o tempo de vida útil da lâmpada. Além disso, foram usadas lâmpadas de LED, o que gera uma economia de até 50% de energia, e equipamentos com o selo Energy Star que garante um baixo consumo de energia.
Em relação ao consumo de água, foram instaladas torneiras com temporizador, que economizam 55% de água, descarga com duas válvulas, que economizam até 60% de água, e vasos sanitários que gastam cinco vezes menos água. 
Na construção, foi usada tinta sustentável livre de metais pesados e poluentes, carpete fabricado com desperdício mínimo de matéria prima e energia, mobiliário feito com madeira certificada e cadeiras compostas por material reciclado, produzido com baixa emissão de poluentes. Há ainda um local adequado para descarte seletivo de resíduos e coleta seletiva do lixo produzido no prédio.
A McDonald’s University, inaugurada em 1961, em Illinois, Estados Unidos, é uma das primeiras universidades corporativas do mundo e a primeira do setor de restaurantes. O foco da instituição é o ensino e pesquisa de todos os aspectos de produção dos alimentos e operação dos restaurantes. Mas, atualmente, a instituição também trabalha com treinamento de pessoas e desenvolvimento de líderes.
Fonte: CicloVivo

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top