Voos turísticos no Rio são alteradas para diminuir poluição sonora causada por helicópteros


Da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O secretário estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, firmou hoje (24) Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Instituto Chico Mendes (ICMBio) e a empresa de táxi-aéreo Helisul que permite alterações em rotas de voos panorâmicos turísticos pela zona sul carioca.
A medida visa a reduzir o impacto sonoro produzido pelos helicópteros que circundam, durante o voo, os principais pontos turísticos da região, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Com o acordo, três rotas serão extintas e seis, alteradas.
Quesitos como altitude, horário e raio de distância entre o helicóptero e o ponto turístico também sofrerão alterações. A partir de agora a altitude para o sobrevoo, que antes era 500 pés (151 metros), passa a ser mil pés (302 metros). O sobrevoo, que era feito em horário livre, terá que ser realizado das 9h até o pôr do sol. O raio de visualização do entorno do Cristo Redentor foi ampliado para 600 metros, o que anteriormente era 100 metros. A rota que circunda o Pão de Açúcar foi extinta.
De acordo com Minc, a expectativa da secretaria é que essas medidas possam diminuir em 60% o impacto sonoro causado pelos helicópteros. "Nós queremos preservar o turismo, o emprego, mas também preservar os tímpanos das pessoas, a saúde auditiva da população". Minc disse que o acordo também vai se estender para outras empresas de táxis-aéreos.
O acordo permite que o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria do Ambiente, faça medições durante dois meses nos bairros de Botafogo, Humaitá, Jardim Botânico para estudar o percentual de impacto sonoro nessas regiões.
"A gente vai calibrar esse entendimento, que pode ainda sofrer alguns ajustes, mas a base é essa", disse Minc.
O diretor da Helisul, Luiz Carlos Munhoz da Rocha, explicou que a medida implementada no heliporto da Lagoa Rodrigo de Freitas, agradou aos moradores da região. "Nós temos conversado com a população e todo mundo tem comentado da melhora muito grande no nível de ruídos por conta das modificações que estamos estendendo hoje para outros heliportos", disse.

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top