Agora há algo melhor que você pode fazer com a bagunça viscosa de óleo de cozinha em vez de guarda-lo. A empresa sediada no Reino Unido Biobot oferece a Biobot 20, um processador de mesa que converte resíduos de óleo doméstico em algo um pouco mais útil. O Biobot 20 ajuda pequenos produtores a refinar seus óleos vegetais em excesso de ácido gordo metil éster (FAME) através de um processo conhecido como a conversão de transesterificação .
O Biobot 20 tem uma capacidade de 20 litros. O oléo é colocado dentro da câmara de reação e aquece ao mesmo tempo que se agita com um misturador da mão. Uma vez aquecido, o óleo é testado com um kit fornecido para ver se ele contém a quantidade certa de ácidos gordos livres, bem como determinar a quantidade certa de catalisador de hidróxido de sódio necessário. O catalisador é, então, adicionado a quatro litros de metanol anidro e misturou-se até que se dissolva e forma de metóxido de sódio, que é armazenado num tanque e bombeado para dentro da câmara de reação.
O óleo é novamente aquecido e agitado, tendo, normalmente 12-24 horas para processar. Por essa altura, a glicerina tem acumulado no fundo do tanque, e é drenado. O restante é composto de biodiesel , que pode ser adicionado ao seu tanque de gás.
Para limpeza, o Biobot 20 vem equipado com um senhor de pulverização de água no topo do tanque para ajudar a lavar a câmara de reação e limpar as válvulas.
Os custos integrais da engenhoca gira em torno de $ 655. O valor pessoal do Biobot 20 provavelmente depende da quantidade de tempo que você pode dedicar a criar o seu próprio combustível e quanto oléo sua casa produz. Quatro litros de metanol necessária para custos refinamento $ 3,50 e o hidróxido de sódio é executado por US $ 0,50. O óleo vegetal é basicamente livre, portanto, um rendimento de 15 litros vai acabar num total de US $ 1 por galão. Melhor do que os preços atuais do combustível e ambientalmente mais amigável, o Biobot pode ajudar a alimentar a revolução transporte alternativo.
Fonte: Engenharia é:















