Nas fotos que pode ver abaixo, é difícil ver o céu. Isto porque o fotógrafo britânico Will Burrard-Lucas, de 29 anos, conseguiu obter imagens de uma das maiores migrações de sempre de um mamífero. Ou melhor, de oito milhões.
O cenário desta migração é o Parque Nacional de Kasanka, na Zâmbia, sendo que estes oito milhões de morcegos-da-fruta vivem apenas em 0,4 hectares do parque. Um cantinho muito pequeno, tendo em conta a vastidão do parque.
Depois de uma noite de caça, estes morcegos vêm descansar às árvores. Cada árvore pode aguentar até 10 toneladas de morcegos: é a maior densidade de massa de um mamífero de sangue quente na Terra.
“A maioria das pessoas que vê as minhas fotos fica espantado com o número [de morcegos]. Há quem tenha medo de morcegos e, por isso, acha que as imagens são perturbadoras”, continuou Burrard-Lucas.
“Algumas das fotos têm tantos morcegos que mal vemos o céu atrás deles. A migração é menos conhecida que a grande migração de gnus de Serengeti e Masai Mara, por isso as pessoas ficam muito surpreendidas com ela. Mas há muito mais morcegos envolvidos nesta migração que gnus ou zebras”, continuou.
Este tipo de morcego é encontrado, sobretudo, na região da África subsariana. Eles comem tanta fruta que podem pesar 300 gramas e viver até 30 anos.