A Toyota e a BMW vão unir-se para desenvolver a próxima geração de baterias de automóveis que se esperam vir a ser mais potentes do que as de iões de lítio, usadas na maioria dos veículos eléctricos. As novas baterias de lítio-ar traduzem-se, assim, em mais um passo no caminho da mobilidade sustentável.
Uma bateria de lítio-ar tem o anódio preenchido com lítio e o cátodo com ar, sendo capaz de gerar uma grande parte das necessidades de um carro a partir do consumo de ar. O resultado traduz-se em baterias mais potentes do que as utilizadas actualmente em carros eléctricos.
A nova bateria permitirá aos veículos percorrer cerca de 805 Km com uma carga, tornando-os mais baratos e amigos do ambiente. As duas empresas anunciaram que o novo sistema de células de combustível estará completo em 2020.
Segundo o Inhabitat, a pesquisa conjunta da Toyota e da BMW irá abranger uma ampla gama de tecnologias, incluindo formas de desenvolvimento de materiais e compostos que tornam os carros mais leves e, portanto, mais eficientes.
“Para que os Fuel Cell Vehicles (FCVs) se tornem mais usados, eles devem ser mais baratos. Isso exigiria uma grande quantidade de tempo e custos para desenvolvimento”, disse Takeshi Uchiyamada, vice-presidente da Toyota. E acrescentou: “Ao reunir a sabedoria de duas empresas, podemos tornar os FCVs mais populares mais rapidamente”.