Apesar do grande impacto ambiental causado pelas redes de fast-food no mundo, algumas ações podem ser destacadas como positivas.
Nos EUA, o McDonald’s aderiu ao selo MSC (Marine Stewardship Council), que garante que opeixe usado em sanduíches como o McFish seja proveniente de pesca legal e responsável, com baixo impacto ao meio ambiente.
Assim, os consumidores podem ficar “tranquilos”: o peixe que estão consumindo tem a sua cadeia de produção rastreada a partir de padrões ambientalmente saudáveis.
O mesmo selo foi introduzido nos restaurantes da rede na Europa em 2011. Agora, cerca de 14 mil unidades norte-americanas tem sanduíches com a certificação. No entanto, considerando a presença massiva - para não dizer (quase) absoluta – do McDonald’s em todo o mundo, a medida torna-se bastante localizada. Continentes inteiros ainda precisam “ganhar” a certificação.
Apesar disso, a medida é importante como exemplo para outras redes, já que o McDonald’s é uma das maiores compradoras de peixe dos EUA e suas ações têm grande visibilidade.
Relembre
Há cerca de um ano, o Burguer King, outra gigante do fast-food, anunciou alterações no fornecimento de ovos e carne de porco. Em um prazo de cinco anos, a empresa não comprará carne de fornecedores que mantêm as porcas reprodutoras nas chamadas “celas de gestação”e as galinhas poedeiras (que têm por finalidade colocar ovos) em “gaiolas de bateria”. O Ideias Verdes mostrou neste post porque a notícia é boa.
Também no ano passado, o Mc Donald’s anunciou medidas para eliminar maus tratos ao longo da sua cadeia produtiva. Leia mais aqui.
Fonte: Super Interessante