5 curiosas espécies descobertas na Amazônia - Um macaco que ronrona como gato, uma piranha vegetariana e um lagarto com “pintura de guerra” estão entre as espécies mais curiosas encontradas na região

São Paulo - Nos últimos quatro anos, cerca de duas novas espécies de plantas ou animais foram identificadas, por semana, em expedições científicas feitas na Amazônia. É espécie pra caramba - e os insetos e invertebrados, que são muito mais numerosos, nem estão nessa conta.


O dado, surpreendente, é da rede WWF, que reuniu em uma lista todas as descobertas feitas na Amazônia, por cientistas de todo mundo, entre 2010 e 2013. No total são 441 novas espécies encontradas, sendo: 258 plantas; 84 peixes; 58 anfíbios; 22 répteis; 18 pássaros e 1 mamífero.

Entre elas, algumas chamam a atenção por terem características bem diferentes das plantas e animais que já conhecemos. Selecionamos, abaixo, cinco espécies bem curiosas.

1. MACACO QUE RONRONA
Pensa que, apenas, os gatos ronronam? Pois não é! Entre as novas espécies descobertas pelos cientistas está o macaco Callicebus caquetensis, que vive na Amazônia colombiana. Uma das características do animal que mais surpreendeu os pesquisadores é que seus filhotes também têm o hábito de ronronar, como os gatos. "Quando eles se sentem satisfeitos, ronronam uns para os outros", explica o cientista Thomas Defler, que ajudou a descobrir a espécie

2. PIRANHA VEGETARIANA
Não é em todo rio que tem piranha que os jacarés precisam nadar de costas, como diz o ditado. E sabe por quê? Porque nem toda piranha come carne. Nos últimos anos os cientistas descobriram a espécie Tometes camunani, que é vegetariana. O animal vive nas corredeiras dos rios amazônicos, onde procura plantas aquáticas para comer, mas está ameaçado pela construção de hidrelétricas na região e também pelas atividades de mineração, que destroem seu habita.

3. RÃ QUE CABE NO DEDO
A foto pode até enganar, mas a verdade é que a rã Allobates amissibilis é bem pequenina, do tamanho de uma unha do dedo polegar. Não é à toa que o nome científico da espécie significa "que pode ser perdida", em latim. O animal vive em uma área da Guiana e, apesar de ter sido descoberto recentemente, já corre risco de extinção

4. LAGARTO CAMUFLADO
Também recém-descoberta, a espécie Gonatodes timidus parece estar pronta para a luta contra todas as atividades que ameaçam seu habitat natural. Isso porque a aparência do lagarto lembra uma "pintura de guerra". Você não acha? O animal foi descoberto na faixa da Amazônia que se estende até a Guiana Francesa e, apesar das cores fortes, que chamam a atenção, vive camuflado.

5. TREPADEIRA MEDUSA
Entre as 258 espécies de plantas descobertas nos últimos anos pelos cientistas, a Passiflora longifilamentosa é uma das que tem a aparência mais curiosa. Trata-se de uma trepadeira, encontrada neste ano de 2013, no Pará, que tem filamentos coloridos que saem de dentro de sua flor. Repare: ela lembra a Medusa, figura da mitologia grega que transformava em pedra quem olhasse diretamente para ela.
Fonte: Exame

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top