A HERObike, iniciativa sem fins lucrativos no Alabama, Estados Unidos, projetou e fabrica bicicletas feitas de bambu de origem local. A organização lançou o seu mais recente modelo, Semester – veículo que utiliza bambu composto e fibra de carbono de forma resistente.
Ao contrário de outras bicicletas de bambu, a Semester atinge uma rigidez lateral e vibração amortecida através do uso de um triângulo traseiro em aço e de um quadro feito de fibras de carbono. O resultado final rivaliza com alguns dos melhores quadros de metal puro do mercado.
Inspirada pelas varas de pesca de bambu, a equipe decidiu utilizar o material para criar tubos hexagonais que apoiam a bicicleta. Para conceber as armações, o bambu é primeiro dividido e, em seguida, segmentado de forma precisa e laminado.
A ideia de introduzir fibra de carbono no modelo surgiu quando o designer da HERObike, Lance Gordon Rake, visitou o North American Handmade Bicycle Show em 2012 e viu uma armação de titânio revestida, justamente, com fibra de carbono.
Foi-lhe dito que a combinação de dois materiais diferentes alivia as vibrações negativas durante os percursos. Rake usou então o mesmo conceito para desenvolver o seu próprio processo de laminação de fibras de carbono no interior do tubo de bambu – combinação que resultou em tubos mais fortes e mais rígidos. Além disso, criou também um revestimento que torna o material impermeável.
Segundo o Inhabitat, dentro da bicicleta, a fibra de bambu percorre todo o comprimento do tubo, enquanto a fibra de carbono e o plástico reforçado com fibra são colocados na diagonal.
O objetivo da HERObike, e da sua campanha lançada recentemente na Kickstarter, é a criação de bicicletas de bambu que sejam não só bonitas, mas cuja produção também ajude a gerar postos de trabalho em Greensboro, no Alabama.
Fonte: Green Savers