Sim, estamos em 2013, mas uma cidade japonesa pretende, ainda assim, construir um parque marinho onde os visitantes possam nadar com as baleias e os golfinhos selvagens. E, depois, comer carne de baleia e golfinho.
Segundo a imprensa japonesa, a cidade costeira de Taiji deu início a um plano para transformar parte da enseada de Moriura numa área de entretenimento, onde as pessoas podem nadar e andar de caiaque ao lado de baleias e golfinhos, mas também provar a carne dos animais.
“Isto faz parte do plano a longo prazo de Taiji de tornar toda a cidade num parque, onde se pode observar os mamíferos marinhos enquanto se degusta vários produtos marinhos, incluindo carne de baleias e golfinho”, disse Masaki Wada, oficial do governo japonês.
O famoso documentário de 2009 The Cove, vencedor do Óscar de Melhor Documentário, divulgou a prática da caça de golfinhos nesta cidade. O local proposto para a área de lazer fica perto da Hatakejiri Bay, onde os golfinhos são anualmente capturados para serem vendidos a aquários ou abatidos pela sua carne. A prática utilizada em Taiji envolve a condução dos animais para uma pequena área, onde são mortos de forma macabra, com lanças e facas.
“Do nosso ponto de vista, o plano para o novo parque marinho é apenas uma extensão da visão predominantemente ignorante de Taiji de que as baleias e os golfinhos existem apenas para entreter e alimentar as pessoas”, defendeu Clare Perry, activista da agência sem fins lucrativos Environmental Investigation.
O Huffington Post avança que, apesar de se saber que os métodos de abate de golfinhos usados na cidade são extremamente desumanos, a matança no local foi retomada novamente este ano.
Fonte: Green Severs