Hovenring de Eindhoven: ciclovia suspensa futurista separa bicicletas de trânsito automóvel



O fantástico Hovenring de Eindhoven é um caminho suspenso para bicicletas, situado acima do principal cruzamento da cidade e reconhecido como uma das grandes realizações do design alemão. A Holanda é conhecida pela sua próspera cultura da bicicleta, mas esta nova ponte, criada pelos engenheiros da empresa IPV Delft, leva o transporte ecológico a um outro nível. Com aproximadamente quase 72 metros de diâmetro, o anel procura diminuir o congestionamento de trânsito, ao mesmo tempo que maximiza a segurança do ciclista.




Agora separados do trânsito rodoviário, que circula abaixo, os ciclistas podem aproveitar a liberdade e paz de espírito para viajarem confortavelmente. O cruzamento abaixo do Hovenring é a maior intersecção ao longo da auto-estrada A2, uma das mais frequentadas da Holanda. Antes do desenvolvimento desta passagem, os ciclistas locais partilhavam diariamente a estrada com mais de 25 mil veículos.

Some-se que a área circundante tem sido alvo de um boom residencial nos últimos anos, indo muitas dessas pessoas de bicicleta para a escola com os seus filhos antes de se dirigirem para o trabalho. Enquanto a partilha de estradas é altamente incentivada e respeitada no País, os acidentes rodoviários acontecem e os ciclistas estão especialmente vulneráveis em zonas de tráfego intenso.

O Hovenring não é apenas uma solução comunitária no que concerne aos transportes, mas também uma novidade arquitectónica. O tabuleiro de mil toneladas que constitui a ponte de aço está ancorado em 24 cabos da mesma matéria, equipados com amortecedores anti vibração e presos a um pilar central que providencia uma óptima estabilidade.

Suportes em forma de M, colocados nas entradas da ponte, reforçam a sua estrutura principal. Acrescente-se que foi ainda instalada iluminação LED de forma a aumentar a visibilidade aos ciclistas nocturnos. Enaltecido pela elevada qualidade do seu design e da sua engenharia, a nova via é segura, facilmente acessível e bem iluminada, permitindo uma boa experiência aos ciclistas.

Visando ser mais uma melhoria na segurança do que o marco de uma área em crescimento, o Hovenring tornou-se, desde a sua inauguração em Junho de 2012, numa das ciclovias em pontes mais respeitadas. Efectivamente, tal valeu-lhe o lugar de finalista no 2013 Dutch Design Awards.
Fonte: Green Savers

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top