Este elevador de 20 andares transporta os moradores e visitantes recem restaurado porto para o topo da muralha da capital de Malta, Valletta.
A empresa internacional de arquitetura "Projeto de Arquitetura" projetou o elevador como parte da regeneração do antigo porto de Valletta em um terminal de navios de cruzeiro.
O elevador foi originalmente construído no local em 1905 para ligar o porto com a cidade, mas tornou-se inoperante e foi desmantelado em 1980.
O novo lift tem uma capacidade maior para atender o aumento do número de pessoas que chegam nos armazéns barrocos convertidos em restaurantes, lojas, etc, que formam a nova área do porto.
O design da torre do elevador seguem normas rigídas de conservação das enormes paredes do século XVI e, portanto, não poderia ser tocado pela estrutura.
"As qualidades geométricas do plano ecoam as formas angulares das muralhas de bastiões e as bordas de papelão ondulado da pele ajuda de alumínio modular a luz que atinge a estrutura, enfatizando a sua verticalidade", disseram os arquitetos.
As paredes de vidro oferece a vista sobre a cidade e o Mar Mediterrâneo e é protegida do sol pela pele malha de alumínio, que também alude à estética industrial do elevador originais.
A fotografia é de Luis Rodríguez López , exceto onde indicado o contrário.
Abaixo a descrição do projeto da "Projeto de Arquitetura":
Barrakka elevação Projeto
O elevador panorâmico de vinte andares está localizado na orla da histórica cidade fortificada da capital de Malta, Valletta. As muralhas do século XVI da cidade que uma vez serviu para manter navios inimigos à distância estão agora sujeitos a uma lei rígida de conservação e proporcionar um novo e impressionante de acesso para a cidade para o grande número de moradores e visitantes .
A recente restauração de galpões à beira da água barrocas em um terminal de cruzeiros próspera solicitado a re-ativação de um elevador que havia sido construído para ligar o porto com a cidade em 1905, durante o auge do Valletta como um porto comercial. Este velho elevador, que continha duas cabines, cada um com capacidade para 12 passageiros, foi abandonado e, finalmente, desmantelado em 1980.
Hoje em dia, as pesadas exigências de acessibilidade para a cidade exigem uma pegada muito maior do que anteriormente e, portanto, a conexão renovada tem um impacto visual maior, ao passo que, a nível de engenharia, rigor era necessário como apego às paredes históricas não era possível.
As qualidades geométricas do plano ecoam as formas angulares das muralhas de bastiões e as bordas de papelão ondulado da pele ajuda de alumínio modular a luz que atinge a estrutura, enfatizando a sua verticalidade. A malha de máscaras carruagens elevador de vidro, que lembram as formas dos elevadores gaiola originais, enquanto proporcionando sombra para os passageiros enquanto eles viajam entre a cidade eo Mar Mediterrâneo.
Arquitetura: Projeto de Arquitetura (AP)
Data: 2009-2013
Cliente: Grande Porto Regeneração Corporação plc
Valor: 2.000.000 €
Localização: Lascaris Ditch, Valletta, Malta
projeto de iluminação: Frank Franjou