Os 10 países mais ameaçados pelas alterações climáticas


Os custos esperados pelas alterações climáticas estão desenhando um quadro cada vez mais sombrio para as pessoas de todo o mundo.

No seu sexto Índice de Vulnerabilidade das Mudanças Climáticas, a empresa de consultoria de risco Maplecroft revelou os países mais sucessíveis a serem afetados pelo aquecimento em 2015.


Para desenvolverem as suas análises, investigadores avaliaram 193 países segundo três factores: a capacidade das nações em combater os efeitos das alterações climáticas, a exposição a temperaturas extremas e a sensibilidade da população a estas exposições em áreas como a saúde e dependência agrícola.

Esses países foram assinalados segundo o seu nível de risco – extremo, elevado, médio ou baixo, apresentando ainda uma classificação numérica para cada um deles.

De acordo com o relatório providenciado ao The Huffington Post, os valores mais extremos surgem no Bangladesh (1º), Guiné-Bissau (2º) e na Serra Leoa (3º). De todas as cidades do mundo, Daca (capital do Bangladesh) e a metrópole indiana de Bombaim são aquelas que apresentam um maior risco face ao impacto das alterações climáticas.

Apesar do elevado nível de poluição, a China não é considerada uma das nações com risco extremo. Não obstante, os investigadores atribuíram um risco elevado ao país asiático, situando-o na 61º posição.

No lado oposto, encontra-se a Europa do norte, como por exemplo, a Irlanda, a Noruega e a Islândia. O seu baixo risco pode estar relacionado aos ambiciosos objectivos energéticos e climáticos propostos pelos ministros do ambiente dos países desta região.

Um relatório apresentado no início deste ano avisa que as costas americanas terão um risco mais elevado, comparado com outras partes do país. Porém, o índice da Maplecroft indica que os Estados Unidos da América, enquanto um todo, apresentam um risco relativamente baixo, situando-se na 158º posição.

No mês passado, a comissão de apoio das Nações Unidas anunciou planos para elaboração de um estudo, de um ano, que investigaria os benefícios económicos em combater as alterações climáticas. Os resultados sairão em Setembro de 2014, apresentados numa conferência internacional sobre esta problemática.

Veja a lista dos 10 países mais ameaçados pelas alterações climáticas:

1.Bangladesh
2.Guiné Bissau
3.Serra Leoa
4.Haiti
5.Sudão do Sul
6.Nigéria
7.República Democrática do Congo
8.Cambodja
9.Filipinas
10.Etiópia

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top