As 10 grandes empresas que mais investem em energia limpa nos EUA

A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) divulgou, recentemente, um ranking anual que mede a quantidade de energia renovável consumida pelas empresas do país.

Integram o levantamento grandes empresas do setor de TI (Tecnologias da Informação), como Google e Microsoft, e impérios varejistas, como o Walmart e a Whole Foods.

Esses investimentos podem ser justificados devido a busca pela redução da pegada de carbono e também por segurança energética no longo prazo, em face de um mercado cada vez mais instável nos Estados Unidos.

A Intel é a maior compradora de certificados de energia renovável dos Estados Unidos e possui 18 projetos solares em nove de seus centros, além de usar biogás, biomassa, pequena central hidrelétrica e eólica.

A gigante do software Microsoft é a segunda maior consumidora de energia verde, nos EUA, e obtém sua eletricidade a partir da biomassa, pequenas centrais hidrelétricas, energia solar e eólica.

A rede de departamentos americana Kohl´s conta com projetos solares próprios e também compra créditos, que juntos garantem energia de sobra para a empresa.

A cadeia de supermercados Whole Foods apoia a geração de energia solar e eólica para alcançar o seu objetivo de energia verde.

O Walmart recebe sua eletricidade alternativa a partir do biogás, energia solar e eólica.

O gigante das buscas Google compra energia verde para abastecer 32% do seu consumo anual de energia elétrica, que vem do biogás, energia solar e eólica.

A varejista americana de material de escritório Staples já ultrapassou sua meta, usando biogás, energia solar e eólica. A empresa tem investido em seus próprios projetos de energia renovável.

Outra varejista, o café Starbucks compra créditos de energia renovável que equivalem a 70% de seu consumo de eletricidade por ano para abastecer suas lojas próprias.

A Apple supre a maior parte de seu consumo anual com biogás, energia solar e eólica. Ela adotou três vertentes: a construção de seus próprios projetos de energia renovável, a compra direta de energia limpa e a compra de certificados.

A Unilever compra créditos de energia renovável oriundos da biomassa e eólica para suprir seu consumo anual de energia elétrica.


A ordem na lista é do maior consumo de energia renovável para o menor consumo global em kWh/ano. Por esse critério, algumas companhias que têm maior porcentagem de utilização de fontes limpas podem estar atrás de outras, que consomem uma maior quantidade.

Annual Green Power Usage (kWh)GP % of Total Electricity Use*Organization TypeProviders (listed in descending order by kWh supplied to Partner)Green Power Resources
1. Intel Corporation
3,100,850,000100%Technology & TelecomSterling Planet°, PNM, On-site GenerationBiogas, Biomass, Small-hydro, Solar, Wind
2. Microsoft Corporation
1,935,551,00080%Technology & TelecomSterling Planet°, On-site GenerationBiomass, Small-hydro, Solar, Wind
3. Kohl's Department Stores
1,536,529,000105%RetailNexant°, Sterling Planet°, Renewable Choice Energy°, 3Degrees°, On-site GenerationSolar
4. Whole Foods Market
800,257,623107%Retail3Degrees°, On-site GenerationSolar, Wind
5. Wal-Mart Stores, Inc.
751,431,7924%RetailNoble Americas Energy Solutions, Duke Energy, On-site Generation, Green Power EMC°, Oklahoma Gas & ElectricBiogas, Solar, Wind
6. Google Inc.
737,364,72732%Technology & TelecomNextEra Energy Resources°, On-site Generation, Grand River Dam Authority°Biogas, Solar, Wind
7. U.S. Department of Energy
698,489,09914%Govt. (Federal)Various, On-site GenerationBiomass, Geothermal, Small-hydro, Solar, Wind
8. Staples
635,951,792106%RetailRenewable Choice Energy°, 3Degrees°, Sterling Planet°, Avista Utilities, Pacific Power°, Tennessee Valley Authority°, Portland General Electric, On-site Generation, Florida Power & Light°Biogas, Solar, Wind
9. City of Houston, TX
622,887,00048%Govt. (Local, Municipal)Reliant Energy°Wind
10. Starbucks Company-Owned Stores
592,462,52270%Restaurants & Cafes3Degrees°, Nexant°Wind
Fonte: EcoD

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top