Qual peso a cultura local pode ter para um negócio? O McDonald's abriu a sua primeira lanchonete vegetariana em Amritsar, na Índia, na qual substituiu os seus tradicionais hambúrgueres (como o Big Mac) por opções sem carne, a fim de respeitar a tradição indiana.
Os Hindus são 80% dos 1,2 bilhão da população da Índia e consideram as vacas animais sagrados. Para os muçulmanos, o consumo de carne de porco é proibido pelo Corão.
Nos demais detalhes, todos os padrões tradicionais foram mantidos, como o símbolo do 'M', as cores vermelha e amarela e até o mascote Ronald Mc'Donald sentado no banco na porta de entrada.
A maior parte dos restaurante McDonald's na Índia já oferece 50% do cardápio vegetariano
O primeiro McDonald's vegetariano foi aberto próximo ao Templo Dourado, o mais sagrado dos santuários em Amritsar.
A rede norte-americana tem 271 restaurantes na Índia. No mundo inteiro são 33 mil. Segunda maior cadeia de restaurantes do mundo depois do Subway, o McDonald's adaptou seus menus no país asiático para atender a tradição local.
Foco nos vegetarianos
Rajesh Kumar Maini, porta-voz do McDonald no norte da Índia, explicou a iniciativa: "Há uma grande oportunidade para os restaurantes vegetarianos na Índia, pois muitos indianos são vegetarianos".
Depois da abertura em Amritsar, a cadeia dos EUA tem planos de abrir uma outro restaurante vegetariano perto do santuário da caverna Vaishno Devi, no noroeste da Caxemira indiana, um local de peregrinação hindu reverenciado, que atrai centenas de milhares de adoradores a cada ano.
A maior parte dos restaurante McDonald's na Índia já oferece 50% do cardápio vegetariano. O hambúrguer McAloo Tikki à base de batata temperada é o mais vendido, respondendo por um quarto das vendas totais. Entre as ofertas de carne de frango, o Maharaja Mac também é o favorito.
Fonte: EcoD