O autismo é um transtorno definido como uma disfunção global do desenvolvimento que afeta diretamente a capacidade de comunicação, comportamento e socialização dos indivíduos. Atualmente, já atinge uma em cada 88 crianças nos EUA, segundo estudos do instituto CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) e já está bastante presente no Brasil. Essa disfunção faz com que as crianças que crescem com a disfunção, tenham sérios problemas para se adaptar a locais comuns e a interagir com o ambiente e o restante das pessoas. Foi pensando nisso, que o grupo de arquitetos do Leddy Maytum Stacy Architects, desenvolveu o projeto da Spectrum Sweetwater, uma micro cidade adaptada as necessidades dos portadores de autismo.
Localizado em Sonoma, na Califórnia, o projeto foi fundado e conseguiu incentivos devido ao esforço feito por famílias, profissionais e líderes da sociedade civil, que tinham o objetivo em comum de construir um ambiente onde os adultos portadores de autismo pudessem desenvolver suas habilidades e conquistar independência.
O complexo conta com habitações para 16 pessoas, pomares e jardins, áreas para esportes e um centro comunitário, onde são feitas diversas atividades que tem o objetivo de incentivar o convívio coletivo e desenvolver o senso comum da pequena comunidade. No local da construção, à poucos quarteirões da Praça da Cidade, existem trilhas para caminhada, ciclovias e acessos para transporte público. Aspectos considerados na implantação do projeto.
Além disso, um sistema bem elaborado de utilização de energia solar que torna as edificações auto-suficientes, lançou a Spectrum Sweetwater como candidata a certificação LEED Gold por conta de seus índices de eficiência energética. O posicionamento das construções foi pensado para favorecer o aproveitamento de ventilação e iluminação natural, e assim, economizar mais energia. Nas esquadrias, foi utilizado material de isolamento acústico para que o interior das casas seja sempre confortável. Já nas salas, clarabóias localizadas na parte central, proporcionam um interior claro e iluminado durante o dia.
Outro ponto importante diz respeito à alimentação dos moradores, que é produzida nos jardins orgânicos cultivados no local. As árvores frutíferas também contribuem para uma alimentação saudável da comunidade, além de tornar a paisagem mais bonita.
O Spectrum Sweetwater é um dos primeiros de seu tipo e pretende ser um modelo para a habitação sustentável do futuro, pois respeita o ambiente e desempenha um importante papel social.
O projeto implantado na Califórnia é um piloto e seus criadores pensam em replicar a ideia por outros lugares do mundo, para que mais pessoas possam contar com seus benefícios.
Fonte: Autism Housing Network