Orgânica, reciclável e biodegradável. Apenas por estas características, a FreshPaper já coloca a maioria das embalagens que existem por aí no chinelo, mas ela ainda tem mais um diferencial: aumenta, entre duas e quatro vezes, o prazo de validade de frutas e verduras.
Desenvolvido pela norte-americana Kavita Shukla, o papel especial é feito com especiarias orgânicas, capazes de inibir o crescimento de bactérias e fungos e, assim, aumentar a durabilidade dos alimentos.
Kavita aprendeu a técnica com a avó indiana e (pasme!) com, apenas, 17 anos conseguiu a patente da FreshPaper – que atualmente é distribuída em mais de 35 países ao redor do mundo.
O produto está virando febre entre redes de supermercado, agricultores, feirantes e até entre os próprios consumidores, interessados em diminuir o desperdício de alimentos dentro de casa.
Segundo a inventora, a FreshPaper pode ser colocada nas fruteiras, nas gavetas das geladeiras e até nos suportes de papelão usados para transportar e armazenar frutas na feira, aumentando significativamente a validade dos alimentos.
Interessou? Assista, abaixo, à apresentação de Kavita no TED. As embalagens estão à venda no site da iniciativa.
Fonte: The Greenest Post