Os veículos 100% elétricos são limpos, mas,
dependendo da matéria-prima usada para gerar eletricidade, o mocinho pode virar
bandido. Um estudo realizado pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, mostra
que o carro a gasolina pode ser até mais limpo, caso o país onde ele rode
recorra a combustíveis fósseis para gerar energia. "Nesse caso,
a vantagem dos elétricos se resume a evitar a concentração de gases
tóxicos nos centros urbanos", diz Roberto Brandão, pesquisador do
grupo de estudos do setor elétrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro
(UFRJ).
Na China e na Índia, que usam carvão mineral para gerar quase 70% da energia, o desempenho do veículo elétrico foi desanimador, chegando a poluir mais do que um a combustão. Nos países em que a fonte energética é menos poluente, o carro ecológico vale a pena. Na França, que usa energia nuclear, considerada limpa na geração de CO2, o carro a bateria se saiu bem. O mesmo vale para o Brasil. "Mais de 80% da energia nacional vem de hidrelétricas. Portanto, os elétricos aqui são limpos de verdade", diz Margaret Groff, coordenadora do projeto de veículo elétrico da usina de Itaipu.
GERAÇÃO SUSTENTÁVEL
A fonte energética de cada país define se o elétrico é limpo ou não. Clique no
infográfico abaixo para ver quando estes veículos são mais vantajosos:
Fonte: Planeta Sustentável