Prefeitura de São Bernardo do Campo e Parque Ecológico Imigrantes assinam convênio para formação de monitores de ecoturismo

Programa vai qualificar moradores da região do pós-balsa para conduzir visitantes em parques naturais
O prefeito de São Bernardo estabeleceu parceria com a Fundação Kunito Miyasaka, responsável pelo Parque Ecológico Imigrantes, para projeto de formação de Monitores de Ecoturismo. O programa qualifica moradores da região do pós-balsa para conduzir visitantes em parques naturais, rotas ecoturísticas e outros atrativos ambientais da região como o Caminho do Sal e a nova rota que será lançada no pós-balsa. A assinatura ocorreu no gabinete do prefeito, nesta sexta-feira (26). 
Estiveram presentes: representando a Fundação Kunito Miyasaka os Srs. Keizo Uehara e Ruy de Oliveira Pereira; do Comitê Executivo do Parque Ecológico Imigrantes os Srs. Helio Oda, Flavio Lessa e Ricardo P. Maluf também esteve presente a Sra. Margarete Koga. Representando a Prefeitura de SBC o Prefeito Luiz Marinho, o secretário de Gestão ambiental Sr. João Ricardo Guimarães, a Sra. Gabriela Oliveira, Diretora SMA a equipe responsável pelo curso.

Foto: Margarete Koga
“É uma ótima iniciativa e combina com a nossa cidade, que cada vez mais recebe projetos sustentáveis. Em seis anos e meio de governo plantamos 80 mil árvores nativas”, disse.

Na reunião, o Superintendente da Fundação, Keizo Uehara, disse que, após a formação, os monitores serão selecionados para trabalharem no Parque Ecológico. “É um local onde poderão atuar e precisamos de mão de obra qualificada”, disse.

O secretário de Gestão Ambiental destacou que o projeto, além de proporcionar uma atividade profissional que ajuda a potencializar os recursos naturais, possibilitará aos moradores do pós-balsa geração de renda.

Para participar do curso é necessário ser morador de São Bernardo, ter mais de 18 anos, estar cursando ou ter completado o ensino fundamental e, claro, ter interesse em atuar como monitor de ecoturismo. No total serão oferecidas 40 vagas.

O curso, que ocorrerá entre agosto e dezembro, tem 240 horas de carga horária, que serão divididas em aulas teóricas e práticas. As aulas serão semanais e ocorrerão todos os sábados e dois domingos por mês, das 8h às 17h, no pós-balsa e em outros locais e áreas livres dentro dos limites do município.

A programação é gratuita e as inscrições serão realizados de 3 a 7 de julho na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Santa Cruz - Rua Hugo Vieira Pinto, 423, Santa Cruz - e na Rede Fácil Racho Grande - Av. Araguaia, 265, Riacho Grande. O edital do processo seletivo está disponível no site www.saobernardo.sp.gov.br.

Projeto – O Parque Ecológico Imigrantes está sendo implantado na altura do km 35 da Rodovia dos Imigrantes, em uma área de 484 mil m² que será destinada ao convívio, estudo do ecossistema e lazer. Com um investimento total de R$ 12,87 milhões, o parque será implantado e mantido com recursos de patrocinadores, sob coordenação da Fundação Kunito Miyasaka, com previsão de entrega da 2ª Fase para fevereiro de 2016.

Entre os objetivos está a promoção do convívio e preservação da natureza, ecoturismo, inclusão social, educacional e qualidade de vida e estudos do ecossistema. 
O espaço também vai oferecer cursos e atividades de vivências com a natureza, além de trilhas ecológicas e esportes de aventura.
Com informações da Prefeitura de SBC

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top