Atitudes sustentáveis no escritório



Ë simples agirmos com consciência ambiental no escritório. Saiba quais atitudes os funcionários de uma empresa de qualquer porte pode tomar para proteger o meio ambiente.

Luminosidade: Caso seja possível aproveite a luz do dia, abra as cortinas e persianas para iluminar o ambiente com a luz natural, em vez de acender as lâmpadas elétricas. Troque as lâmpadas fluorescentes pelas de led para economizar ainda mais. Instale sensores de presença nas salas da empresa para que a luz só fique acessa com a presença de alguém.

Compre plantas: Coloque plantas dentro do escritório, elas ajudam a purificar o ar absorvendo a poluição interna.



Ar condicionado: Regule os aparelhos e troque o filtro com regularidade para evitar gastos com energia desnecessários e excessivos. Desligar o ar uma hora antes do final do expediente representa uma economia mensal de 12% na conta.
Computador: O monitor representa 80% de gasto do computador. Deixá-lo na proteção de tela gasta tanta energia quanto com a tela funcionando normalmente. Configure todos as máquinas da empresa para que elas se desliguem automaticamente após um certo período de inatividade. Certifique-se que todos desligaram seus computadores ao final do expediente.

Água: Para tomar água, substitua os copos descartáveis por uma garrafinha: Além de beneficiar o meio ambiente, isso dará mais praticidade a você, pois não precisará levantar toda hora que tiver sede. Quando utilizar o banheiro, não jogue papel ou outros resíduos na privada. Além de entupir o encanamento, o lixo polui rios e ainda dificulta o tratamento do esgoto. Lembre-se sempre de desligar a torneira quando estiver ensaboando as mãos ou escovando os dentes.

Papelaria: Use papel reciclado em toda a papelaria do escritório, desde o papel de impressão até as cartas, envelopes e memorandos. Pense duas vezes antes de imprimir. Em muitos casos, é desnecessário imprimir documentos, por isso analise bem antes de encaminhá-los à impressora. Prefira papel reciclável e aproveite o lado limpo de documentos para fazer rascunhos.

Carona: Muitas empresas oferecem ônibus fretado para seus funcionários. Para também incentivar que se deixe o carro em casa, organize listas de carona, aproximando pessoas que moram na mesma região e incentivando que uma dê carona a outra.

Reciclagem: Recicle todo o material utilizado na empresa. Oriente os funcionários para dar a destinação correta ao lixo, além de incentivar para que reduzam o consumo dos materiais.

Reuniões: Evite reuniões externas para economizar no transporte. Ofereça para seus clientes opções como videoconferência e chamadas com vídeo pelo Skype.

Escadas: Promova campanhas de incentivo para que os funcionários evitem escadas rolantes e elevadores, utilizando as escadas normais enquanto fazem exercícios e ajudam no meio ambiente.

Plantio de Árvores: Apoie/patrocine ONG´s que trabalham com meio ambiente. Se a sua empresa possui uma área verde, é interessante plantar várias árvores nelas, ou até mesmo em parques e praças nas proximidade dela.
Além dessas dicas de atitudes sustentáveis no trabalho, sempre que tiver alguma solução para fazer da empresa que você trabalha um lugar melhor, sugira-as ao seu superior ou a alguém responsável. Essa também é uma atitude sustentável que faz bem para todos!

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top