Maps of city air: Google vai mapear poluição do ar de cada rua do mundo e mostrar como você e as cidades respiram



Depois de te ajudar a calcular o potencial de energia solar do seu telhado, o Google deu mais um passo seguindo sua filosofia “Do cool things that matters” (em tradução livre, “Faça algo que importe”).

Assista ao vídeo, abaixo, para saber mais sobre o projeto.




Além de explorar os mais diversos lugares do mundo através de imagens panorâmicas, ajundando-nos a localizar endereços com facilidade, o Google Street View agora vai medir a qualidade do ar que respiramos.



Recentemente, o Google fechou uma parceria com a Aclima, uma empresa americana que desenvolve tecnologias ambientais, para equipar seus carros com sensores capazes de monitorar a concentração de poluição na atmosfera.

Desta forma, será possível saber exatamente como é o ar que você respira e cobrar atitudes das autoridades locais (ou, ainda, colocar a mão na massa para mudar sua realidade). Afinal, a poluição atmosférica mata. Só em Londres, são 9,4 mil pessoas que morrem todos os anos.

A investida abre caminho para a geração de mapas de alta resolução sobre a qualidade do ar nas cidades e promete aumentar o entendimento sobre o fluxo dos principais poluentes a nível local.

Os primeiros testes pilotos já começaram e contam com apoio da NASA e da Agência Espacial Americana (EPA, em inglês).

Durante todo o mês de junho, três carros do Street View percorreram a cidade de Denver, no Colorado, medindo as concentrações de monóxido de carbono, dióxido de azoto, ozônio, dióxido de carbono, metano e compostos orgânicos voláteis (COVs) — poluentes atmosféricos que podem afetar a saúde humana ou induzir alterações climáticas.

Nas próximas semanas, a Aclima e o Google vão expandir o mapeamento do ar para a cidade de São Francisco e trabalhar com comunidades locais e cientistas para explorar aplicações para esta nova ferramenta ambiental.

“O teste em Denver preparará o sistema para expandir para todas as comunidades beneficiadas pelo Google Street View. Há um potencial enorme de nosso trabalho melhorar a saúde e resiliência de comunidades do mundo inteiro”, conta Davida Herzl, co-fundadora e CEO do Aclima.

Fontes: The Greenest Post e  Planeta Sustentável

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top