Embalagens serão transformadas em sacolas de compras. - Reprodução / Facebook |
A Tetra Pak, em conjunto com
a Fundação AFID
Diferença e a TOUCH, anunciaram o lançamento do projeto-piloto
“Revolta das Embalagens by TOUCH“,
uma unidade de negócio eco-social gerida pela AFID.
Segundo o Protege o que é Bom, o projeto tem como principal objetivo o
desenvolvimento de produtos de design eco-sociais, com especial foco na
produção de Alcofas – cestas de compras – através da reutilização de resíduos
de embalagens de cartão da Tetra Pak. O trabalho será desenvolvido pelos
utentes e técnicos da Fundação AFID Diferença.
Através da criação de uma Oficina
de Trabalho, financiada pela Tetra Pak, a Fundação AFID Diferença criará
receita através da produção e comercialização dos produtos, desenvolvendo-se
assim um modelo de negócio social sustentável. A TOUCH é o motor que promove
esta iniciativa através da efetivação de parcerias entre instituições e
empresas.
“O projeto Revolta das Embalagens
by TOUCH atua numa vertente ambiental e social, indo completamente ao encontro
do posicionamento da Tetra Pak. Através do apoio a este projeto, pretendemos
criar um modelo que seja visto como uma referência no âmbito da
responsabilidade social. O objetivo é estabelecer e consolidar uma relação de
entre ajuda social entre todas as entidades envolvidas, com benefícios sociais
reais associados e agregados, não só para os envolvidos no projeto, como também
para a sociedade em geral”, comentou em comunicado Ingrid Falcão, responsável
de Ambiente da Tetra Pak em Portugal.
Com a implementação e consequente
desenvolvimento do projeto-piloto, a fundação AFID Diferença lança também uma
campanha de recolha de embalagens usadas junto da comunidade (clientes,
familiares e colaboradores), bem como de alguns parceiros. A Tetra Pak divulga
ainda a iniciativa junto dos seus colaboradores e recolhe internamente embalagens
usadas, de forma a angariar parte da “matéria-prima” necessária para alimentar
o projeto-piloto.
O projeto será desenvolvido pelos
utentes da Fundação AFID Diferença.
Com o projeto pretende-se,
sobretudo, incidir em três aspectos fundamentais, como a sensibilização da
comunidade para a importância da reutilização e reciclagem das embalagens
associada a uma preocupação social, bem com contribuir para a integração
sócio-ocupacional de jovens e adultos portadores de deficiências.
“Conjugar a vertente ambiental
com a social é o melhor de dois mundos. Através desta iniciativa iremos
investir na integração sócio-ocupacional dos nossos utentes, que contribuirão
com o seu talento para a criação de uma marca de design eco-design, que
ambicionamos seja um sucesso, de forma a tornar-se economicamente sustentável
num futuro próximo. É esse o nosso objetivo e é para isso que vamos trabalhar”,
acrescenta Lutegarda Justo, diretora da Fundação AFID Diferença.
A “Revolta das Embalagens by
TOUCH” posiciona-se, assim, como um projeto de carácter social e ambiental, com
foco na preocupação e integração sócio-ocupacional, promovendo a reutilização
de embalagens para o desenvolvimento de um negócio social responsável e autossustentável.
Fonte: Green Savers