Arquitetura sustentável e alta tecnologia combinadas


O edifício que combina arquitetura sustentável e alta tecnologia foi construído para a Taipei Flora Expo, no parque municipal Xinsheng  em Taiwan, o ponto de partida do projeto foi a concepção de conservar a maior quantidade possível das árvores existentes no local. 

Os arquitetos responsáveis pelo projeto do escritório BioArchitecture Formosana, preocuparam-se ao máximo com a redução das emissão de gás carbônico. A arquitetura e tecnologia utilizadas otimizou o consumo de energia do edifício e sua construção que se estender entre as árvores, oferece aos visitantes uma incrível vista.




O local possui três pavilhões (Pavilhão da vida, Pavilhão de sonhos e Pavilhão do Futuro) , construídos com avançadas tecnologias nacionais e estrangeiras, onde se colocou em prática o princípio do Cradle to cradle (de berço ao berço). As coberturas com grandes extensões de telhados verdes, reduziram o efeito de ilha de calor urbano, e as placas fotovoltaicas instaladas nos telhados são capazes de gerar uma significante quantidade de energia.




A tecnologia está presente em todo o controle do sistema das janelas, persianas e ar condicionado, otimizando o consumo de energia do edifício . Além de toda sua inteligência tecnológica foram reaproveitados alguns materiais em sua construção, por exemplo, uma parede feita de garrafas de plástico reutilizadas, que foram empilhadas e dispostas em uma estrutura de metal localizada numa passarela elevada.



A água da chuva é captada e tratada com plantas aquáticas, purificada naturalmente em um caminho de 170m, que atende os três pavilhões com fonte de água limpa para irrigação.





O edifício atingiu o padrão diamante do Ministério do Interior, o Rótulo de EEWH Green Building Label, desenvolvido com base nas características climáticas subtropicais do país, considerando as altas temperaturas e alta umidade, para atender as necessidades de ecologia, economia de energia, redução de resíduos e saúde. 

O conjunto de edifícios abusou do uso de iluminação natural, que entra por suas aberturas nos telhados verdes, placas solares e janelas. As árvores existentes ajudam a  proteger o excesso à exposição de luz solar no interior dos ambientes e também controlam a ventilação excessiva no edifício.


Fonte: Designboom e Imagens: Bioarch


Fonte: SustentArqui

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top