Conheça a cidade da Coreia do Sul que foi planejada para ser a mais sustentável do mundo


cidade de Songdo, com tamanho equivalente à área central da cidade de Boston, nos Estados Unidos, ela foi projetada para ser a mais sustentável do mundo, capaz de emitir um terço da quantidade de gases de efeito estufa liberados na atmosfera por qualquer outra cidade local do planeta.
Tudo lá é bem diferente! Não há caminhões de lixo em Songdo. Em vez disso, as pessoas enviam seus resíduos (em questão de segundos!) para uma central de triagem e reciclagem por meio de tubos. Desta forma, além de garantir que todo o lixo receberá tratamento adequado, é possível economizar no diesel dos caminhões, evitar emissões de gases de efeito estufa e reduzir o trânsito local.  
Aliás, toda a cidade foi desenhada para que nenhum cidadão fosse obrigado a dirigir. “Um dos nossos maiores objetivos era tirar as pessoas de seus carros”, conta Tom Murcott, vice-presidente da Gale International, empresa responsável pela obra. Depois de um estudo local, descobriu-se que as pessoas pegam o carro quando precisam andar mais que 12 minutos. Então todo transporte público da cidade foi pensado para que ninguém precisasse percorrer mais do que isso para ter acesso a um meio de transporte sustentável no trajeto de casa para o trabalho.
Se mesmo assim as pessoas preferirem o transporte particular, que optem pelas bikes! São 24 quilômetros de ciclovias, que se conectam a uma rodovia de 146 quilômetros. Em todos os quarteirões existem estacionamentos para as magrelas. Ainda assim, se por qualquer motivo particular um cidadão continuar optando pelo carro, ok: existem sistemas de compartilhamento de veículos (elétricos!). 
Espaço verde também não é uma preocupação dos moradores de Songdo. Segundo Murcott, 40% da cidade é coberta por vegetação – sendo que grande parte deste montante fica no parque principal do município, que tem mais de 400 mil metros quadrados e foi inspirado no Central Park de Nova York.
O investimento total para transformar Songdo na cidade mais sustentável do mundo foi de 35 bilhões de dólares – incluindo o dinheiro gasto para a certificação LEED dos 118 prédios da região. Todo o projeto levou três anos para ser tirado do papel, mas ainda faltam alguns detalhes. Até 2020, o plano é conseguir reutilizar 40% de toda a água consumida no local. 

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top