Foto: sxc.hu
A preocupação com o planeta já chegou aos casamentos. A realização de um casamento sustentável deve levar em consideração todos os detalhes desde os preparativos para a cerimônia até a festa.
Ao economizar energia e água e escolher materiais sustentáveis, por exemplo, é possível ter uma festa de casamento que ajuda a preservar meio ambiente. Confira algumas dicas:
Local
O ideal é escolher um espaço que já tenha a estrutura pronta, como cozinha e cobertura, ao invés de um lugar que tenha que montar qualquer estrutura, pois instalações provisórias tendem a ser materiais não recicláveis. Fazer a cerimônia religiosa e festa no mesmo local economiza no transporte dos convidados de um lado para o outro, gerando menos emissão de gases poluentes.
Horário
Para economizar energia, que tal fazer um casamento durante o dia? Assim é possível aproveitar a iluminação natural. Você também pode optar pelo uso de velas, mas se o uso de lâmpadas for realmente indispensável, escolha as fluorescentes.
Convite
Na hora de escolher os convites opte por papeis reciclados ou até mesmo os convites de papel semente. Porém, você prefere usar papel comum, lembre os convidados de jogar o convite após a festa em lixo reciclável ao invés do comum.
Fornecedores
Escolha fornecedores locais, pois além de mais baratos, economizam no transporte. Isso evita o consumo de combustível e a emissão de gases causadores do efeito estufa.
Buffet
Ao escolher a comida você pode optar por ingredientes orgânicos e alimentos da época. E quando for escolher o buffet pergunte sobre se separam o lixo reciclável ou não, e como é feito o descarte do óleo.
Decoração
Opte por flores plantadas, pois assim elas não irão para o lixo após a festa. E dê preferência para as flores locais e da época. O uso de móveis com madeira de demolição também é indicado.
Lembrancinhas
Lembranças comestíveis, como o bem-casado, são uma boa opção, mas você pode presentear os convidados com sementes ou mudas de plantas. As ecobags personalizadas também são uma boa opção.
Carbono neutro
Você ainda pode neutralizar o carbono emitido plantando árvores. E já há empresas que fazem o calculo de emissão de gás carbono de cada festa. Para uma festa com 300 pessoas, por exemplo, mais fornecedores de móveis, buffet, som, iluminação, fotógrafo, vídeo, convite, toalhas, gerador, ar condicionado e o deslocamento dos convidados, é considerado 1,5 árvores por pessoa.