Curso de Mobilização de Recursos e Gestão Sustentável para ONGs


Curso de Mobilização de Recursos e Gestão Sustentável para ONGs

A distância entre o Terceiro Setor e o Meio Empresarial é um dos principais fatores que dificulta a promoção do desenvolvimento sustentável. Esta é uma afirmação que vale tanto para a Região Nordeste como para todo o Brasil.

De um lado, grande parte do meio empresarial desconhece o papel das organizações sem fins lucrativos, não valorizando as experiências comunitárias e as soluções simples e locais. Muitas vezes as empresas até temem a atuação das ONGs evitando aproximar-se de suas atividades ou interlocutores. De outro, o Terceiro Setor apresenta dificuldade em compreender o funcionamento da moderna empresa, seus mecanismos de trabalho, as suas formas de relacionamento, sua ética e padrões.

Para realizar transformações na sociedade que sejam significativas o Terceiro Setor deverá se fortalecer e crescer cada dia mais. É preciso que este alcance níveis profissionais semelhantes àqueles conquistados pela empresa privada.

Um dos caminhos é trabalhar severamente na melhoria de relações entre os dois setores. O desafio é criar mecanismos para aproximar Empresa e ONG para, em conjunto, apresentarem uma agenda comum para o desenvolvimento sustentável.

Pensando nesse desafio o Instituto EcoAção e o Ibracec - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento, Cultura, Educação e Cidadania irão realizar um curso visando a auto-suficiência financeira para organizações do Terceiro Setor. O curso visa orientar e capacitar profissionais de ONGs e gestores de projetos para que possam mobilizar recursos financeiros, materiais, serviços para que tirem suas ideias do papel.


O foco deste curso, de aproximadamente 20 horas de duração ao longo de três dias, é de aumentar as possibilidades de captações de recursos junto à iniciativa privada, como forma de viabilizar os diversos projetos sociais e ambientais desenvolvidos pelas ONGs.

O Curso será realizado na  Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) com o apoio da Assembléia Legislativa do Ceará.


 Universidade do Parlamento Cearense (Unipace)

Um dos principais pontos a ser abordado será a forma de construir o projeto, desde sua redação, embasamento teórico, apresentação, entre outros cuidados que podem ser decisivos no momento de convencer empresas a investir em projetos sociais e ambientais.

Veja a baixo um pouco da metodologia e o conteúdo programático que será abordado durante o Seminário. Para ver a programação detalhada, conhecer o local onde será realizado e saber o valor do investimento, visite o site www.ibracec.com.br.

Divulgação Ibracec



Para saber mais sobre os facilitadores veja os perfis públicos os links abaixo:

Ricardo P. Maluf:
http://www.linkedin.com/pub/ricardo-p-maluf/26/823/973

Programa:

Dia 21-11-2012 – Quarta-feira

Início Apresentação de “cases” recentes de projetos elaborados pelo ministrante Ricardo P. Maluf.

1.     PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
1.1.   Valores e compromissos essenciais – O contrato social da ONG
1.2.   A missão
1.3.   Estratégias
1.4.   Linha de atuação
1.5.   Características da organização

2.      PLANEJAMENTO OPERACIONAL
2.1.   Programas operacionais
2.2.   Projetos
2.3.    Planejamento de fontes de recursos

3.   FONTES DE RECURSOS
3.1.   Pessoas físicas
3.2.   Empresas
3.3.   Fundações e Instituições de corporações
3.4.   Organizações empresariais associativas
3.5.   Organizações de associações de indivíduos
3.6.   Poder público Federal
3.7.   Poder público Estadual
3.8.   Poder público Municipal

4.   A PREPARAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS
4.1.   Como escrever uma proposta
4.2.   Como apesentar uma proposta
4.3.   Como escrever um relatório

Dia 22-11-2012 – Quinta-feira

1.   INTERNET E REDES SOCIAIS
1.1.   Como divulgar sua ONG e seus projetos pela internet
1.2.   Porque sua instituição tem que ter um site
1.3.   A importância das redes sociais
1.4.   Facebook
1.5.   Twitter
1.6.   Linkedin
1.7.    You Tube
1.8.   Google+
1.9.   Como criar um blog
1.10. Cases de sucesso

2.     COMO FAZER CROWDSOURCING
2.1.  O que é Crowdsourcing
2.2.   Por que usar
2.3.   Como funciona
2.4.   Benefícios e dificuldades

Dia 23-11-2012 – Sexta-feira

1.     FERRAMENTAS E MÉTODOS DE MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS
1.1.   Mala direta
1.2.   Tele-Marketing
1.3.   Doações anuais (anual giving)
1.4.    Doações planejadas (planned giving)
1.5.    Heranças e testamentos
1.6.   Shows e eventos para mobilizar recursos
1.7.   Promoções para angariar recursos
1.8.   Participação percentual permanente em serviços e produtos
1.9.   A loja de produtos próprios
1.10. Fundo permanente (endowment fund)
1.11. Negócios para arrecada fundos
1.12. Campanha de filiação a projetos ou instituição

2.     COMUNICAÇÃO
2.1.   Aprendendo a ouvir a voz do público preferencial
2.2.   Comunicação interna
2.3.   Comunicação externa
2.4.   A importância do design na mobilização de recursos
2.5.   Participação em concursos e prêmios
2.6.   Certificações para ONGs
2.7.   Clipping

3.     PROPAGANDA E MARKETING
3.1.   Marketing estratégico
3.2.   Marketing operacional
3.3.   Portfólios
3.4.   Relatório anual
3.5.   Projeto a captar
3.6.   Relatório de projeto
3.7.   Catálogo de edição de 3ºS
3.8.   Campanhas públicas (Public Awareness Campaigns)
3.9.   Publicidade para a instituição
3.10. Papelaria institucional
3.11. Relatório via mídia
3.12. Publicidade institucional
3.13. Publicidade para projetos


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