Curso de Mobilização de Recursos e
Gestão Sustentável para ONGs
A distância entre o Terceiro Setor e
o Meio Empresarial é um dos principais fatores que dificulta a promoção do
desenvolvimento sustentável. Esta é uma afirmação que vale tanto para a Região
Nordeste como para todo o Brasil.
De um lado, grande parte do meio
empresarial desconhece o papel das organizações sem fins lucrativos, não
valorizando as experiências comunitárias e as soluções simples e locais. Muitas
vezes as empresas até temem a atuação das ONGs evitando aproximar-se de suas
atividades ou interlocutores. De outro, o Terceiro Setor apresenta dificuldade
em compreender o funcionamento da moderna empresa, seus mecanismos de trabalho,
as suas formas de relacionamento, sua ética e padrões.
Para realizar transformações na
sociedade que sejam significativas o Terceiro Setor deverá se fortalecer e
crescer cada dia mais. É preciso que este alcance níveis profissionais
semelhantes àqueles conquistados pela empresa privada.
Um dos caminhos é trabalhar
severamente na melhoria de relações entre os dois setores. O desafio é criar
mecanismos para aproximar Empresa e ONG para, em conjunto, apresentarem uma
agenda comum para o desenvolvimento sustentável.
Pensando nesse desafio o Instituto
EcoAção e o Ibracec - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento, Cultura,
Educação e Cidadania irão realizar um curso visando a auto-suficiência financeira
para organizações do Terceiro Setor. O curso visa orientar e capacitar
profissionais de ONGs e gestores de projetos para que possam mobilizar recursos
financeiros, materiais, serviços para que tirem suas ideias do papel.
O foco deste curso, de
aproximadamente 20 horas de duração ao longo de três dias, é de aumentar as
possibilidades de captações de recursos junto à iniciativa privada, como forma
de viabilizar os diversos projetos sociais e ambientais desenvolvidos pelas
ONGs.
O Curso será realizado na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) com o apoio da Assembléia Legislativa do Ceará.
O Curso será realizado na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) com o apoio da Assembléia Legislativa do Ceará.
Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) |
Um dos principais pontos a ser
abordado será a forma de construir o projeto, desde sua redação, embasamento
teórico, apresentação, entre outros cuidados que podem ser decisivos no momento
de convencer empresas a investir em projetos sociais e ambientais.
Veja a baixo um pouco da metodologia
e o conteúdo programático que será abordado durante o Seminário. Para ver a
programação detalhada, conhecer o local onde será realizado e saber o valor do
investimento, visite o site www.ibracec.com.br.
Divulgação Ibracec |
Para saber mais sobre os facilitadores veja os perfis públicos os links abaixo:
Ricardo P. Maluf:
http://www.linkedin.com/pub/ricardo-p-maluf/26/823/973
Ricardo P. Maluf:
http://www.linkedin.com/pub/ricardo-p-maluf/26/823/973
Tábtha Santiago: http://www.linkedin.com/in/tabthasantiago
Programa:
Dia 21-11-2012 – Quarta-feira
Início Apresentação de “cases” recentes de
projetos elaborados pelo ministrante Ricardo P. Maluf.
1. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
1.1. Valores e compromissos essenciais – O contrato social da ONG
1.2. A missão
1.3. Estratégias
1.4. Linha de atuação
1.5. Características da organização
2. PLANEJAMENTO OPERACIONAL
2.1. Programas operacionais
2.2. Projetos
2.3. Planejamento de fontes de
recursos
3. FONTES DE RECURSOS
3.1. Pessoas físicas
3.2. Empresas
3.3. Fundações e Instituições de corporações
3.4. Organizações empresariais associativas
3.5. Organizações de associações de indivíduos
3.6. Poder público Federal
3.7. Poder público Estadual
3.8. Poder público Municipal
4. A PREPARAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS
4.1. Como escrever uma proposta
4.2. Como apesentar uma proposta
4.3. Como escrever um relatório
Dia 22-11-2012 – Quinta-feira
1. INTERNET E REDES SOCIAIS
1.1. Como divulgar sua ONG e seus projetos pela internet
1.2. Porque sua instituição tem que ter um site
1.3. A importância das redes sociais
1.4. Facebook
1.5. Twitter
1.6. Linkedin
1.7. You
Tube
1.8. Google+
1.9. Como criar um blog
1.10. Cases de sucesso
2. COMO FAZER CROWDSOURCING
2.1. O que é
Crowdsourcing
2.2. Por que
usar
2.3. Como
funciona
2.4. Benefícios
e dificuldades
Dia 23-11-2012 – Sexta-feira
1. FERRAMENTAS E MÉTODOS DE MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS
1.1. Mala direta
1.2. Tele-Marketing
1.3. Doações anuais (anual giving)
1.4. Doações planejadas (planned giving)
1.5. Heranças e testamentos
1.6. Shows e eventos para mobilizar recursos
1.7. Promoções para angariar recursos
1.8. Participação percentual permanente em serviços e produtos
1.9. A loja de produtos próprios
1.10. Fundo permanente (endowment fund)
1.11. Negócios para arrecada fundos
1.12. Campanha de filiação a projetos
ou instituição
2. COMUNICAÇÃO
2.1. Aprendendo a ouvir a voz do público preferencial
2.2. Comunicação interna
2.3. Comunicação externa
2.4. A importância do design na mobilização de recursos
2.5. Participação em concursos e prêmios
2.6. Certificações para ONGs
2.7. Clipping
3. PROPAGANDA
E MARKETING
3.1. Marketing
estratégico
3.2. Marketing operacional
3.3. Portfólios
3.4. Relatório anual
3.5. Projeto a captar
3.6. Relatório de projeto
3.7. Catálogo de edição de 3ºS
3.8. Campanhas públicas (Public Awareness Campaigns)
3.9. Publicidade para a instituição
3.10. Papelaria institucional
3.11. Relatório via mídia
3.12. Publicidade institucional
3.13. Publicidade para projetos