As hortas urbanas estão ganhando espaço e mostram que é possível ser sustentável e cultivar produtos orgânicos em meio ao concreto e a selva de prédios. A Bromley Caldari Architects criou a maior horta urbana em altura do mundo, no bairro do Brooklyn, em Nova York (EUA). A horta está em cima de um armazém de seis andares, ocupa 40 mil metros quadrados e é administrada pela equipe da Brooklyn Grange Farm.
Ben Flanner, engenheiro industrial, é o presidente da Brooklyn Grange Farm, formada por uma equipe de agricultores, ativistas e voluntários que trabalham duro para construírem uma cidade mais sustentável. A horta já produziu tomate, alface, cenoura, beterraba, feijão, rabanete, pimenta, rúcula, e o melhor de tudo: todos eles são alimentos livres de agrotóxicos.
O projeto mostra que é possível utilizar espaços públicos vazios para cultivar alimentos orgânicos,mesmo em grandes centros urbanos como Nova York. A iniciativa contribui para uma economia sustentável e pretende alcançar outras telhados na cidade.
Abaixo o vídeo que mostra a evolução da horta ao longo das estações do ano em Nova York e a apresentação do projeto New York Farm City, que pretende transformar a cidade em um lugar mais sustentável: