13 Dicas de árvores de Natal sustentáveis Dicas de árvores de Natal sustentáveis


A sustentabilidade deve estar presente em todos nossos atos, assim como a redução e conscientização do consumo em nossas atitudes. Por isso refletindo diariamente sobre o que consumimos, podemos reduzir nossos desperdícios e renunciar algumas coisas que não farão falta em nossas vidas. Esse ano que passamos por muitas crises como, por exemplo, a hídrica. As cidades estão menos decoradas por contenção de economia de energia, e cada vez mais há conscientização dos desperdícios exagerados nas decorações.

O bom é fazermos nossa própria decoração natalina usando coisas que encontramos em casa, ou mesmo reinventarmos algumas decorações antigas, de outros anos. Mas o importante, para quem acredita, é termos um símbolo de Natal, seja ele pequeno ou grande, usar a criatividade e deixar a emoção ser levada para desenvolver sua própria árvore.

1)      Árvores de Natal de Papéis: 
Nos exemplos abaixo encontramos papéis coloridos, papelão, revista dobrada, folhas de livros, guardanapos decorados, tubos de papelão e caixas de ovos. Em formato da tradicional árvore você pode criar como quiser. 

2)      Árvores de Natal de Livros: 
Os amantes de livros vão se encantar com essas ideias. Separe seus livros por cores e tamanhos e use a criatividade na hora de empilha-los.

3)      Árvores de Natal de Gravetos: 
Corte os gravetos de acordo com o tamanho que desejar sua árvore. O mais charmoso é que fique na cor natural, assim pode abusar nas luzes e nas cores dos enfeites, ou mesmo deixar os gravetos sem nada de decoração. 

4)      Árvores de Natal de Folhas Naturais: 
O ideal seria com as folhas secas, para deixa-las ao natural ou pinta-las com tinta. Mas lembre-se, sempre que for mexer com pintura prefira tintas livres de COV (Compostos orgânicos voláteis) e cola não tóxica para colar as folhas. Outra dica interessante é fazer o cone de rolo de papel higiênico, pois o papel é grosso e maleável. 

5)      Árvores de Natal de Paletes: 
Neste caso pode-se utilizar as madeiras para fazer a arvore no formato, ou mesmo usar o palete e desenhar o formato dela. Depois é só abusar dos enfeites de anos anteriores. 

6)      Árvores de Natal de Rolhas de Cortiça: 
As rolhas de cortiça, sempre dão um charme a parte, pintadas ou naturais elas não precisam de enfeites, pois falam por si só. 

7)      Árvores de Natal de Escadas: 
Sempre temos uma escada em casa. Se for de madeira, mais bonita ainda para fazer uma árvore de Natal, simplesmente pelo formato natural dela. Basta caprichar nas luzes de LED para se ter uma árvore com um objeto que já foi usado, e depois do Natal continuará sendo utilizado. 

8)      Árvores de Natal de Garrafas PET: 
As garrafas PET, são responsáveis pelo grande volume em aterros sanitários e lixões, caso não sejam descartadas em locais apropriados para reciclagem. Dois exemplos diferentes de formatos de árvores para reutilizar as garrafas, evitar o descarte e reutiliza-las nos próximos anos. 

9)      Árvores de Natal de Tecidos: 
Essas árvores de tecidos são interessantes pois são feitas apenas com retalhos. Isso mesmo, você pode pega-los na costureira, em um guardanapo de Natais passados, ou mesmo uma toalha velha de mesa que tenha manchado e dê para aproveitar a outra parte. 

10)   Árvores de Natal de Garrafas de Vidro: 
Independente da cor da garrafa de vidro, pode-se fazer árvores com as garrafas empilhadas em uma base, ou mesmo com luzes decorativas dentro delas. 

11)   Árvores de Natal de Reutilização de Madeiras: 
Caixotes de madeiras, palitos de sorvetes, pregadores de roupas, ou simplesmente qualquer madeira que não tenha mais utilidade, pode ser transformada em uma árvore de Natal.  

12)   Árvores de Natal de Cds: 
Hoje em dia CDs e DVDs não são muito utilizados, mas todo mundo tem em casa. Por conter várias camadas de materiais diferentes, dificulta a reciclagem, o que torna o processo caro. A árvore de CDs pode ser uma solução rápida, desde que se tenha uma armação para prega-las, podendo ser de chão ou aérea. 

13)   Árvores de Natal com outros materiais: 
A criatividade não tem limites. Exitem muitos exemplos com outros tipos de materiais, deixe a emoção conduzir e construa sua própria árvore sustentável.   Imagens: As montagens das fotos das árvores de Natal sustentáveis foram feitas com imagens tiradas do nosso Pinterest, onde estão os créditos e as referências.

Fonte: SustentArqui

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top